Você está em busca de um novo PC e ainda não sabe se vai optar por um notebook ou desktop? Esse artigo é para você.

Neste guia “Notebook ou Desktop” vamos falar de cada um com muitos detalhes, para que você possa descobrir qual é o melhor para suas necessidades. Ambos tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Notebook ou Desktop: vantagens e desvantagens

Quando se fala em um PC, personal computer ou computador pessoal, tanto notebooks quanto desktops atendem ao mesmo proposito. Para cada tipo de uso, no entanto, um é mais indicado que o outro e vice-versa.

A escolha mais indicada para você, depende do uso que você dará ao seu novo computador.

Abaixo mostraremos as vantagens e desvantagens dos notebooks e desktops. Falaremos também sobre os tipos de uso em que cada um é mais indicado.

Principais vantagens e desvantagens dos Notebooks
Vantagens São extremamente móveis;
Já vêm completos, com tela, teclado e mouse.
Desvantagens São bem mais caros que os desktops;
Costumam ter uma vida útil mais curta que os desktops;
Dificilmente permitem upgrades de hardware;
Suas telas são pequenas e limitadas;
Precisam ter suas baterias carregadas;
Normalmente têm problemas com aquecimento excessivo.
Principais vantagens e desvantagens dos Desktops
Vantagens São mais poderosos que os notebooks;
Custam menos, com um hardware melhor;
Upgrades são mais fáceis de fazer;
Não aquecem tanto durante o uso;
Costumam ter uma durabilidade maior;
Podem ser montados de acordo com o gosto/necessidade.
Desvantagens Não são muito moveis ou fáceis de transportar;
Não vêm acompanhados de monitor, teclado ou mouse.

notebook ou desktop vantagens e desvantagens

Desktops e laptops por categoria de uso

A única vantagem real do notebook é a sua mobilidade. Se não fosse pela facilidade em mudar um notebook de lugar, não existiria qualquer motivo em escolhê-lo em detrimento ao desktop. Mas a mobilidade é um grande benéfico para algumas pessoas, tornando o notebook a melhor escolha para estes.

No decorrer deste artigo, nós vamos analisar como os notebooks ou desktops se comportam em diferentes tarefas.

Existem quatro principais categorias de usos comuns para os computadores pessoais. São eles: games, escola, trabalho e lazer.

A grande maioria dos usuários acabará usando seus computadores para mais de um dos itens acima. Neste artigo nós vamos analisar cada uma destes tipos mais comuns de usos e ver como os notebooks e desktops se saem.

Notebook Gamer vs PC Gamer (desktop)

Nos games, quanto mais performance o seu computador tiver, melhor. Se a sua principal preocupação for desempenho, o PC Gamer (desktop), sempre será muito superior ao notebook gamer.

Mas isso não significa que os notebooks para jogos não tenham o seu lugar.

Alguns gamers também querem seus computadores para uso na escola, tornando o notebook uma escolha mais assertiva. Outros jogadores também precisam levar seus laptops seus escritórios.
Também existem os gamers que participam constantemente de eventos e não dispensam a mobilidade.

Nesses cenários, um notebook oferece ao jogador a portabilidade necessária para levar o seu computador para a escola, trabalho ou eventos, bem como permite rodar games mais leves com uma performance razoável.

Por outro lado, os computadores de mesa trazem componentes de hardware mais robustos e com melhor sistema ventilação. É fato que em uma comparação direta, desktops levam uma imensa vantagem, quando comparados à notebooks equipados com o mesmo “processador” ou “placa de vídeo”. A diferença de performance se dá por conta da miniaturização dos componentes, que é algo necessário para tornar um notebook leve e compacto. Outro ponto crítico dos notebooks é a questão da refrigeração interna, que superaquece o hardware, diminuindo o desempenho e a vida útil.

Notebook gamer vs pc gamer - Loja Ugle

Você é um gamer inteligente, em busca pela melhor experiência possível em seus jogos favoritos? Conheça a nossa linha completa de computadores para jogos.

Enquanto os notebooks atendem as necessidades de algumas pessoas, o desktop gamer possui um hardware mais robusto, feito para alcançar o melhor desempenho nos games mais novos e exigentes.

Desktop vs notebook para a escola ou faculdade

Se você é um estudante, certamente irá querer levar seu computador à escola. Na sala de aula, com um notebook, é possível fazer anotações e acompanhar os slides do professor.
Um notebook também é útil em pesquisas na biblioteca da escola e trabalhos de aula na casa de colegas. E quando estiver em casa, tudo estará organizado em seu laptop.

Por outro lado, com a popularização do compartilhamento em nuvem, laboratórios de informática disponíveis nas escolas, professores compartilhando materiais on-line e os smartphones tornando-se mais poderosos, um notebook não é tão necessário.

Anotações são possíveis de se fazer, na sala de aula, em seu smartphone, utilizando Google Docs ou Microsoft Word, e tê-las mais tarde em um desktop por meio da nuvem.

Ser um estudante e optar por um desktop, certamente não é uma má opção, pois como falamos, é possível contornar os principais pontos desfavoráveis. Em contrapartida, um notebook é mais conveniente para a escola, principalmente por ter a liberdade de fazer coisas paralelas, como jogar durante aquela aula chata de filosofia.

Desktop ou notebook para o trabalho

Quando o principal uso do computador será o trabalho, para decidir entre notebook ou desktop, dependerá do tipo de trabalho.

Se o seu objetivo principal para comprar um novo computador é para o trabalho, então, se você deve comprar um laptop ou uma área de trabalho, tudo depende do tipo de trabalho que você está fazendo.

Para designer gráfico, edição e renderização de vídeo, projetos arquitetônicos ou outra tarefa exigente, um desktop é a melhor opção. Um computador de mesa sempre oferecerá maior desempenho, com um preço menor.

desktop ou notebook para o trabalho

O desktop também representa a melhor opção para quem trabalha em casa ou em um escritório e não precisa levar o computador para outro local.

Sob outra perspectiva, para quem precisa de mobilidade, seja por viajar a trabalho com frequência ou gosta de trabalhar em cafés, um notebook pode ser a opção mais apropriada. Mesmo para tarefas um tanto pesadas, existem notebooks robustos, indicados para esta lida. Porém, o preço de um notebook de última geração será muito maior do que de um desktop de alta qualidade.

No geral, ambos, notebook ou desktop cumprem a sua função para o trabalho. Tudo dependerá do orçamento disponível, do tipo e dos locais de trabalho. Para trabalho fixo, em casa ou no escritório, fique com o desktop. Para viagens, trabalho em cafés ou em diferentes locais da sua casa, prefira um notebook.

Desktop ou notebook para o lazer

Finalmente, para uso casual e de lazer, um desktop ou notebook servirá. Ambos permitem navegar na Internet, consultar receitas, enviar e-mails, assistir vídeos no YouTube e atualizar suas principais redes sociais.

desktop ou notebook para o lazer

Ainda assim, um notebook oferece maior flexibilidade ao poder ser utilizado na cozinha, sofá da sala ou mesmo na cama.

Em um desktop, você ficará confortável se tiver uma mesa apropriada e boa cadeira, com destaque as novas cadeiras gamer.

Uma grande vantagem do desktop sobre o notebook, é a possibilidade de utilizar um monitor maior ou até mesmo mais de um monitor em conjunto. Algo que você dificilmente conseguirá em um computador portátil.

Com vários monitores, é possível executar deferentes tarefas ao mesmo tempo, com muito mais facilidade e conveniência. Como navegar na internet e acompanhar seus canais favoritos do YouTube em simultâneo.

Desktop ou notebook? Qual opção é ideal para você?

Embora os notebooks permitam maior mobilidade, os desktops oferecem mais flexibilidade e desempenho pelo mesmo preço ou até menos. A escolha certa para você dependerá das suas próprias necessidades pessoais.

Se você está procurando um computador para games, trabalho, escola ou apenas para uso casual/lazer, tanto um desktop quanto um notebook podem ser uma boa opção. Tudo dependerá do tipo de uso que você dará ao sistema e da experiência que deseja ter.

Via de regra, se você busca um sistema robusto para games e programas que exijam uma certa performance de hardware, escolha um desktop. Além de que um desktop lhe dará a liberdade de trocar facilmente os componentes e fazer upgrades, aumentando o seu poder. Porém, se você busca mobilidade e flexibilidade para utilizar seu computador onde quiser, pegue um notebook.

linha de pc gamer ugle

Se você é um gamer, em busca da melhor experiência possível em seus jogos preferidos, nós temos uma linha completa de computadores para jogos para você.

Ainda está indeciso entre notebook ou desktop?

Deixe um comentário com o uso que você pretende dar ao novo computador, que nós te auxiliamos a tomar a decisão certa para suas necessidades!

Publicado por em .

Especialista em hardware, monta computadores gamer diariamente e publica as melhores dicas sobre o assunto, aqui no blog da Loja Ugle. Tem alguma dúvida sobre o artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário. Queremos ouvir a sua opinião.


14 + quatro =