Se você chegou até aqui é porque está querendo montar o seu PC Gamer mas está com o orçamento limitado, certo? Neste artigo você vai descobrir como montar PC Gamer Custo-Benefício em 2019.

Este computador custo-benefício é uma alternativa aos consoles, sendo perfeito para rodar os principais games em configuração média a alta, em um monitor de 1080p (Full HD). Em 1440p, este PC também permitirá configurações médias a altas, dependendo do jogo, mas essa seleção de hardware não é destinada a 4K ou VR.

Neste guia nós vamos mostrar como você pode equilibrar o orçamento e o desempenho, para montar o melhor PC Gamer custo-benefício em 2019. O resultado é um PC gamer perfeito para jogadores que não querem investir muito dinheiro, mas que buscam uma máquina potente e capaz de rodar os seus games favoritos.

Esta configuração conta com um processador Intel Core i3-8100, uma placa de vídeo AMD Radeon RX 580 8GB e 8GB de memória RAM DDR4. Veja a seguir todos os detalhes da seleção e os demais componentes.

Componentes de hardware

PROCESSADORIntel Core i3-8100
PLACA DE VÍDEOAMD Radeon RX 580 8GB
PLACA-MÃEPlaca-mãe com chipset H310
MEMÓRIA8GB de memória RAM DDR4
ARMAZENAMENTOHDD 1TB 7200RPM 64MB
FONTE DE ALIMENTAÇÃOFonte ATX 500W 80 Plus
GABINETEPcYes Venus Preto LED Vermelho

Os preços dos componentes mudam constantemente, mas você poderá achar os valores atuais em nosso site.

Processador: Intel Core i3-8100

Saiba como montar um PC Gamer custo-benefício em 2019 - Processador Intel Core i3-8100

Através do i3-8100 a Intel dispõe de um processador custo-benéfico com 4 núcleos, desbancado as opções da AMD nesta faixa de preço. Este i3 de oitava geração é equivalente ao antigo Core i5-7400, trazendo ainda um pequeno aumento no clock.

Para computadores destinados a jogos, os processadores quad-core da Intel têm sido a nossa principal opção. Anteriormente optávamos pelo i5, porém agora com o upgrade do Intel Core i3-8100, será a nossa nova opção. O i3-8100 consegue lidar muito bem com os principais games atuais, sendo uma ótima opção custo-benefício. Porém ao executar muitas tarefas em segundo plano durante o jogo, como streaming do Twitch e o Discord, poderão ocorrer alguns travamentos, em games mais exigentes.

Você poderá conhecer mais detalhes sobre a escolha do processador neste artigo, onde mostramos o porquê de escolher o i3-8100 em detrimento do AMD Ryzen 5 2600 e do Ryzen 3 2200G.

Como alternativa é possível optar pelo i5-8400 ou pelo o i3-8350K, que é compatível com overclocking, mas o custo final da máquina será razoavelmente maior. Se você preferir montar um PC Gamer custo-benefício totalmente AMD, você precisará de pelo menos um Ryzen 5. Preferencialmente escolha um com 6 núcleos, para igualar ou superar o desempenho do i3-8100 nos jogos. Ao optar por um processador AMD, não se esqueça de trocar a placa-mãe por uma com soquete AM4.

Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 580 8GB

Montar PC Gamer custo-benefício em 2019 - Placa de Vídeo AMD Radeon RX 580 8GB

Embora na versão anterior deste artigo, nós tenhamos optado pela GeForce GTX 1060 de 6GB da NVIDIA, agora escolhemos a AMD Radeon RX 580 8GB. Como ambas oferecem desempenho semelhante e a RX 580 8GB da AMD está com preço menor, a escolhemos para equipar o nosso PC Gamer custo-benefício. A RX 580 8GB consome um pouco mais de energia elétrica do que a GTX 1060. Sinta-se livre para escolher a GPU da NVIDIA, se assim desejar.

Para um monitor 1080p, a Radeon RX 580 8GB é uma escolha perfeita. Considerando que a nossa missão é montar o melhor PC Gamer custo-benefício em 2019, uma GPU superior seria um exagero. Esta placa de vídeo é basicamente a RX 480 (modelo anterior), porém com um clock mais elevado. A Radeon RX 580 8GB oferece em média 60 FPS em resolução 1080p, embora em alguns jogos é necessário ajustar um pouco as configurações. Como alternativa, na própria AMD há a nova RX 590, que custa um pouco mais e oferece desempenho cerca de 10% superior.

Optando pelo chipe da AMD, você terá que escolher o fabricante da placa de Vídeo. Dentre as fabricantes mais conhecidas, estão a Gigabyte, MSI, Sapphire, PowerColor, Asus, EVGA e XFX. Tenha atenção ao escolher, pois além dos preços, a quantidade de memória VRAM e o clock também costumam variar.

Quer saber mais sobre a escolha da GPU? Então confere este nosso artigo sobre as melhores placas de vídeo de 2019.

Placa-mãe: Com chipset Intel H310

Placa-mãe custo-benefício chipset H310

As placas-mãe Coffee Lake com o melhor custo-benefício da oitava geração, são as equipadas com o chipset H310.

Existem alguns modelos bem básicos, porém recomendamos uma que tenha slot M.2. O slot M.2, não será utilizado agora, mas permitirá que você adicione um SSD de alto desempenho no futuro. Também é interessante que a placa-mãe ofereça portas USB 3.1 e slot PCI Express x1 além do PCI Express x16. Esse slot PCI Express x1 lhe permitirá a instalação de uma placa de rede wifi, por exemplo.

Vale lembrar que usaremos apenas um dos dois slots de memória RAM disponíveis, permitindo que você adicione mais um futuramente.

Ao planejar um PC gamer custo-benefício em 2019, uma placa-mãe H310 oferecerá todos os principais recursos, mesmo tendo algumas limitações. As placa-mães H310 entregam o melhor equilíbrio entre preço e desempenho da família Coffee Lake.

Memória: 8GB de memória RAM DDR4

8GB de memória RAM DDR4 - Montar PC Gamer custo-benefício em 2019

No mercado existem diversas opções de memórias RAM DDR4, com diversas capacidades, diferentes clocks e até mesmo com iluminação RGB. Felizmente, com o aumento da disponibilidade, os preços voltaram a cair (para quem não lembra, as memórias estiveram muito caras no ano passado). Para uma configuração custo-benefício, nós recomendamos um pente de memória RAM DDR4 de 8GB 2400Mhz. Essa quantidade de RAM será suficiente para rodar os principais programas e jogos de forma satisfatória.

Nós recomendamos um pente com clock de 2400Mhz por ser mais barato, mas se você encontrar uma memória 2666 ou 3000Mhz, por preço semelhante, não pense duas vezes. Além do preço e do clock, não esqueça de comparar também a latência. Uma memória com CL15 é mais rápida e não costuma custar muito mais do que uma com CL17. Quanto menor a latência, mais rápida é a memória.

No mercado brasileiro é possível encontrar, com certa facilidade, memórias RAM DDR4 dos seguintes fabricantes: HyperX, Corsair, Crucial, G.Skill, Adata, Ballistix, Micron e XPG. Sinta-se livre para escolher a marca que mais lhe agrada.

Por fim, recomendamos que você escolha apenas um pente de 8GB, pois além de custar menos do que dois pentes de 4GB, você ainda terá outro slot sobrando para futuros upgrades.

Armazenamento: HDD 1TB 7200RPM 64MB

Saiba como montar um PC Gamer custo-benefício em 2019 - HD Western Digital 1TB 7200RPM 64MB

A escolha do disco de armazenamento é algo muito pessoal e difícil de recomendar. Cada usuário tem diferentes necessidades com relação ao armazenamento de fotos, filmes, séries, programas e jogos.

Neste computador custo-benefício, optamos por escolher um HDD com 1TB de capacidade, 7200RPM e 64MB de cache. 1TB é a capacidade que supre as necessidades da grande maioria dos usuários. Neste disco é possível armazenar em média 300 mil fotos, 200 mil músicas, 340 filmes em Full HD ou cerca de 20 games. Essa opção dá preferência a capacidade em detrimento da velocidade.

Entre as marcas que recomendamos, estão Seagate, Toshiba e Western Digital. Todas oferecem modelos com preços, qualidade e capacidade semelhantes.

Nós sabemos que a diferença de velocidade entre um HDD e um SSD é enorme, principalmente para iniciar o sistema ou carregar os games. Infelizmente, considerando os preços atuais, não é possível obter um SSD com capacidade e preço razoáveis para uma configuração custo-benefício. Se você tiver disponibilidade de orçamento, poderá adicionar um SSD de 240GB como disco primário, para o sistema e programas.

Fonte de Alimentação: ATX 500W 80 Plus

Montar PC Gamer custo-benefício em 2019 - Fonte de alimentação ATX 500W 80 Plus

Assim como a memória RAM, a maioria das fontes de alimentação de marcas conhecidas tendem a ser de alta qualidade. Recomendamos modelos com o selo 80 Plus, que garante a maior eficiência energética.

A fonte alimentação, como o seu nome já denúncia, tem a função de fornecer energia para os componentes do seu PC. A fonte também ajusta a tensão e filtra as falhas da energia elétrica que vem da concessionária. Se você decidir economizar justamente nessa parte, é provável que os componentes do seu computador tenham a vida útil reduzida.

Optamos por uma fonte de 500W por conta do consumo maior da placa de vídeo AMD Radeon RX 580 8GB. Se você for montar um PC Gamer custo-benefício com a GeForce GTX 1060 6GB, da NVIDIA, 450W serão suficientes.

Gabinete Gamer: PcYes Venus Preto LED Vermelho – VENPTVM2FCA

Gabinete Gamer custo-benefício PcYes Venus LED Vermelho - VENPTVM2FCA

Para a escolha do gabinete gamer nós levamos em consideração o principal objetivo deste artigo: o custo-benefício.

Apesar de simples e compacto, o Gabinete Gamer PcYes Venus não deixa a desejar! Vem de fábrica com 2 fans frontais de 120mm iluminados por LED. A lateral é de acrílico fumê, permitindo a visibilidade dos componentes de hardware internos.

Além dos fans inclusos, este gabinete permite a instalação de 1 fan traseiro de 80mm, water cooler com radiador frontal de 120mm ou cooler para CPU de até 150mm. Referente a placa de vídeo, pode-se instalar modelos com até 30cm. Suporta placas-mãe mini ITX e Micro ATX.

O PcYes Venus também está disponível nas cores Preta e Branca com opções de LEDs na cor Azul, Vermelho, Verde ou RGB. Confira as opções em nossa loja!

Quanto devo investir em um PC Gamer?

Esta é uma pergunta muito subjetiva, e vai depender de quanto você se dispõe a gastar e do desempenho que você deseja obter.

Basicamente, o item mais caro do seu PC vai ser sua placa de vídeo. Nós da Ugle, recomendamos que você invista de 20 a 30% do seu orçamento total, neste componente. Dedique muito tempo e atenção na escolha da GPU, pois é esta que oferece o maior impacto no desempenho de uma máquina dedicada a jogos.

Outra dica relevante é economizar em componentes de hardware como memórias e armazenamento, caso esteja com o orçamento muito apertado. Estes são itens que não irão influenciar significativamente no desempenho do seu PC nos games e permitem fáceis upgrades.

Pronto para montar o seu PC Gamer custo-benefício em 2019?

Pra te ajudar nessa tarefa, além dos artigos, a Ugle dispõe de uma ferramenta online que auxilia na escolha dos componentes, ao mesmo tempo que testa a compatibilidade. Confira!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, responderei assim que possível.

Publicado por em .

Especialista em hardware, monta computadores gamer diariamente e publica as melhores dicas sobre o assunto, aqui no blog da Loja Ugle. Tem alguma dúvida sobre o artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário. Queremos ouvir a sua opinião.


16 − sete =